domingo, 23 de janeiro de 2011

novela O Clone

O Clone é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 1 de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002. Foi escrita por Glória Perez com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção geral de Jayme Monjardim, Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtman e núcleo por Jayme Monjardim Teve 221 capítulos na versão brasileira e 250 na versão internacional.
A novela contou com os atores Giovanna Antonelli, Murilo Benício, Juca de Oliveira, Adriana Lessa, Stênio Garcia, Débora Falabella, Eliane Giardini, Vera Fischer, Reginaldo Faria, Dalton Vigh e Daniela Escobar nos papéis principais.
Está sendo reprisada desde 10 de janeiro de 2011 no Vale a Pena Ver de Novo.











Sinopse

Primeira Fase

A história começa no ano de 1981. Leônidas Ferraz é um empresário viúvo que tem uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos totalmente idênticos na aparência: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm características completamente diferentes.
A bela e romântica muçulmana Jade, vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Mas, após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para o Marrocos para viver com o seu tio, o patriarca Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as suas sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da governanta Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas. Zoraide inclusive participará de todas as loucuras de amor de Jade, já que ela mesma nunca conseguiu casar.
Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos junto com o padrinho de ambos, o cientista Albieri, que os ama como se fossem seus próprios filhos. Os irmãos conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor. Visitando a casa de Ali, grande amigo de Albieri, Lucas conhece e se apaixona perdidamente por Jade, e é correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos rigorosamente por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família. Jade recusa-se, pois não aceita os costumes e tradições muçulmanas e se dispoõe a fugir de seu país e casar-se com Lucas no Rio de Janeiro. Eles passam a viver uma linda história de amor, se encontrando escondidos, em uma relação verdadeira e perigosa, onde o amor prevalece. Eles sempre se encontram nas ruínas do deserto e lá acontece a primeira vez de Jade, já que Lucas promete casamento quando fugirem. Jade é a única que consegue desafiar a fúria do tio Ali, já que todos temem ele. Ela é capaz de tudo por amor! Ela não aceita viver num país onde o homem que manda, em que a mulher pode morrer por não se casar virgem e tem que viver sob a autoridade de um marido que a família escolhe. Jade definitivamente não nasceu para ser comandada!
No Marrocos Diogo é apresentado pelo pai a Yvete e descobre que ela é a namorada desconhecida de seu pai e imediatamente a reprova, uma vez que seu pai fora traído, pois eles transaram antes de saber um sobre o outro. Yvete não se entrega e cria intrigas para continuar com Leônidas que, após hesitar, decide apoiar a namorada.
Brigado com o pai, ele volta ao Brasil e acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família. Sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas, arrasado e cheio de remorsos, se distancia de Yvete.
Lucas ainda está no Marrocos e não sabe de nada ainda. Como Latiffa se casou e foi para o Brasil, Jade recebe autorização para ir com ela e Lucas. Chegando de volta ao Rio de Janeiro, Jade e Lucas continuam se encontrando as escondidas e Lucas decide se casar com ela e levá-la para a casa do pai, mesmo sofrendo muito pela morte de Diogo. Seu pai o proíbe de casar e diz que ele tem que terminar a faculdade e que não aceitará uma mulher na casa. Jade, totalmente apaixonada, foge da casa de Latiffa, manda uma carta para o tio Ali dizendo que nunca mais voltará. Desesperado, Lucas vai ao encontro da amada e diz que é impossível eles tomarem qualquer atitude agora, pois Diogo morreu e o pai não a aceita na casa dele. Jade fica em profunda depressão e volta para a casa de Latiffa, e ainda ama Lucas, seu único amor.
Sem alternativa e com medo de ser expulsa da família por ela ter cometido diversos pecados que acabariam com a reputação moral dos familiares, Jade é obrigada a voltar para o Marrocos e aceita a escolha de seu tio Ali e se casa com Said. Apaixonado por Jade, Said a aceita mesmo após descobrir que ela já não é mais virgem, chegando a fazer um corte em um dedo da mão para simular o sangramento que Jade teria na primeira relação sexual dos dois, a fim de acabar com as suspeitas de Ali. Mas Said entra em fúria e a faz sofrer muito, falando que se ver Lucas o matará!
O cientista Albieri, grande amigo de Leônidas e padrinho dos gêmeos, também se abala muito com a morte de Diogo. Em certo dia, quando Lucas vai ao seu laboratório extrair uma pinta, Albieri decide, em segredo, guardar as células dele para cloná-lo e assim "trazer Diogo de volta", seu afilhado que amava muito, realizando o maior sonho de sua vida: Ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele guarda as células de Lucas, mas acidentalmente elas são usadas para inseminar Deusa, uma mulher que sonha em ser mãe. Acreditando ter feito uma inseminação artificial comum, Deusa dá a luz ao filho, sem saber que é um clone de Lucas, um outro rapaz. Inicialmente, Albieri fica horrorizado com o acaso, mas depois afeiçoa-se enormemente ao filho de Deusa, chamado Léo, tornando-se padrinho dele também e melhor amigo de Deusa. Sua obsessão pelo garoto assusta Deusa, que decide ir embora com o filho de volta para a sua cidade, Belém do Pará. Albieri permanece no Rio de Janeiro, acompanhado de sua fiel assistente Edna, que alimenta um amor platônico por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário